23/07/2020 CDL INFORMA

Polícia Civil de Minas Gerais lança cartilha virtual com dicas de prevenção contra golpes 1vx5i

Polícia Civil de Minas Gerais lança cartilha virtual com dicas de prevenção contra golpes

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança a cartilha virtual “Golpe, só se for nos criminosos”. O material tem objetivo de apresentar à população os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção. 3m583f

De acordo com o chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Wagner Sales, a maior parte dos golpes migrou da rua para o mundo virtual. “Nesse momento de isolamento social, as pessoas estão reclusas em casa e am mais as redes sociais, fazem compras pela internet, e isso pode contribuir para aplicação de golpes”, afirma.

No último mês, a FCDL-MG já havia alertado quanto aos golpes praticados atualmente, divulgando um material criado pela Polícia Civil de SP. Confira aqui!

Estatísticas

A partir de um estudo com base em estatísticas e no trabalho de inteligência, a PCMG elaborou e disponibiliza o material orientativo, com linguagem clara e objetiva para o de todas as pessoas.  Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone. e aqui.

“Entre esses, estão os golpes da clonagem de Whatsapp, o do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy e o do falso intermediador de vendas. Nesse momento de pandemia, dois golpes que voltaram com mais força são o do falso parente internado e o do falso sequestro”, exemplifica Sales. Segundo o delegado, o estelionatário age de acordo com os fatos da atualidade, criando uma situação que leva a vítima ao erro para buscar uma vantagem ilícita.

Ainda segundo Sales, a dúvida e a informação são duas grandes aliadas para frustrar os planos dos golpistas: “A informação ainda é a maior arma contra esse tipo de crime. Não acredite em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pois, atrás delas, certamente haverá um golpe. É preciso sempre checar. Na dúvida, não faça”.

Crime

Devido à mudança na legislação brasileira, promovida pelo pacote anticrime, o estelionato ou a depender de representação por parte da vítima. “Além do registro da ocorrência, a vítima deve fazer uma representação para dar início à investigação e, a partir daí, a PCMG busca a autoria do crime e a sua devida responsabilização criminal”, explica Sales.

Faça o da cartilha.

Siga a CDL nas redes sociais:

Insta: @cdlmontecarmelo / Face: @CDLMteCarmelo

Fonte: cdlmontecarmelo-br.informativomineiro.com

Autor: FCDL/MG

Botões Secondarios 392c23

VAGAS DE EMPREGO 4z4g60

SALÃO DE EVENTOS 1jb3v

CERTIFICAÇÃO DIGITAL 242711

EVENTOS CDL 1x2v3d

SEJA ASSOCIADO 392022

FARMÁCIA DE PLANTÃO a3t2w