5 dicas para o Marketing da próxima década 34e6o

Como será o universo do Marketing durante os próximos 10 anos? Esta foi a pergunta que o Google fez para especialistas internacionais em Comunicação e Marketing, buscando entender qual o futuro do setor e de que maneira será a relação entre marca e consumidores. 26w
Com base no levantamento, a Revista Varejo S.A. separou cinco dicas para a sua empresa se preparar para o Marketing de 2032. Confira!
1. Invista na experiência do cliente
Para Kirk McDonald, CEO norte-americano do GroupM, o sucesso da publicidade no futuro se baseará na construção de relacionamentos genuínos com os clientes, com base na confiança, na ajuda e no valor. Por outro lado, a responsabilidade de iniciar algumas ações ficará nas mãos dos empreendimentos, que terão que inovar na experiência dos consumidores.
“À medida que as definições de físico e digital estão cada vez mais próximas, e a experiência do consumidor cada vez mais complexa, as pessoas vão esperar das marcas interações unificadas e sem atrito em mais pontos de contato do que se pode imaginar. Esses pontos de contato, inclusive, precisarão ser construídos sobre os pilares da privacidade, tecnologia, com propósito e sustentabilidade”, explica McDonald.
2. Inteligência Artificial ganhará cada vez mais importância
Yonca Devisoglu, vice-presidente de Marketing do Google EMEA, acredita que as ferramentas vão abrir os caminhos para a relevância. “Eu sempre acreditei no poder da tecnologia para melhorar a vida e desbloquear o potencial humano. Acredito que em 2032 estaremos próximos do que sonho para os anúncios: um mundo onde eles são fontes de informação perfeitamente relevantes e, ao mesmo tempo, atendem aos mais altos padrões de privacidade. A IA, hoje, já entrega muita qualidade e as ferramentas do marketing só continuarão a evoluir”, acredita.
3. Seja uma marca com valores estabelecidos
Alex Schmider, diretor de Representação Transgênero no GLAAD, afirma que a Geração Z valoriza marcas que agem de acordo com seus valores. “É a geração com maior diversidade racial, étnica e cultural – e também a mais queer até hoje. Essa geração será de consumidores adultos em 2032, e eles tem grandes expectativas sobre onde gastam seu dinheiro”, explica.
Além da Geração Z, os Millennials também se importam bastante com as questões de gênero e equidade, e ambas gerações serão de consumidores mais críticas que seus pais e avós. “Acredito que serão vencedoras as marcas que convidam as pessoas a se verem como membros valorizados da sociedade. Até 2032, as marcas bem-sucedidas terão o compromisso de adotar a verdadeira autenticidade ao dizer que são, o que representam e como valorizam e mostram a diversidade. A ideia da “publicidade falsa” não se aplicará mais apenas aos produtos, mas também às identidades de marca”, reforça Schmider.
4. e confiança ao seu cliente
Para Simon Kahn, VP de Marketing do Google APAC, os compradores de amanhã se importarão com a confiança gerada na relação entre marca e consumidor. “Os pontos de contato entre marca-cliente serão muito importantes, e cada ponto de contato importará. A relação mudará, não se importará tanto o que uma marca diz, mas sim o que ela faz. Um dos principais fatores a ser trabalhado no futuro é o uso responsável de dados”, diz Kahn.
5. Volte a essência do marketing: a conexão
Marie Gulin-Merle VP Global de Ads Marketing do Google, acredita que o futuro do marketing está diretamente ligado as suas origens: a conexão. “Fico animada com a ideia de um mundo onde campanhas atraentes e impactantes andem de mãos dadas com a privacidade do usuário. Acredito que com o estabelecimento da confiança, o marketing vai voltar à sua essência de conectar marcas e produtos aos consumidores”, ela finaliza.
Crédito foto: VAREJO S/A
Fonte: VAREJO S.A
Autor: Luis Adolfo Barbosa